A celulite se dá quando as células de gordura presentes em nosso organismo aumentam seu volume em líquido, através da obesidade e do sedentarismo. Com o aumento do tamanho das células de gordura, há a compressão das células nervosas (por isso que em graus elevados a pessoa sente dor), dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos, havendo um acúmulo exacerbado de líquido no local (edema).
Para tentar deter esse edema e sustentar as células de gorduras aumentadas, o organismo manda fibras colágenas ao local, que ao tentar encapsular o edema forma nódulos, dando a pele o aspecto de “casca de laranja”.
A celulite também pode aparecer por fatores hormonais (o estrógeno, hormônio feminino, pode agir nos vasos, contraindo-os e formando edema), ou quando os vasos linfáticos recebem substâncias nocivas vindas do sangue, como por exemplo, a uréia. Os tecidos do local se retraem e prejudicam o a passagem dos líquidos, formando o edema.
prevenção
É preciso conhecer as causas da celulite para melhor preveni-la. Mas de maneira geral, é fundamental manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas animais, açúcares e sal em excesso. Jamais fumar. Ingerir bastante líquido e evitar refrigerantes com açúcares também ajudam a prevenir celulites.
Já a prática regular de atividade física regular é importante para melhorar a circulação sanguínea e tonificar a pele. Neste caso, exercícios aeróbicos e localizados intercalados são interessantes.